
Rodrigo Machado
Turismólogo e especialista em marketing, branding e live marketing, com mais de 25 anos de atuação nos setores de transporte, logística, mobilidade e sustentabilidade. Trabalhei por 20 anos na Scania Latin America, onde construí uma trajetória sólida em comunicação corporativa, eventos estratégicos, brand experience e relacionamento com stakeholders da marca. .
Em 2021, fundei a RM Conexões, consultoria focada em conectar marcas aos seus públicos por meio de projetos sob medida — do planejamento à execução. Atuo com empresas de diferentes perfis, agências de comunicação, promotores de feiras e entidades do setor.
Sou também CEO da ASG Motorsport, equipe oficial da Mercedes-Benz na Copa Truck, onde lidero toda a operação, desde a estratégia comercial, a captação de patrocínios e as ativações de marca dentro e fora das pistas.
Ao longo da minha trajetória, destaquei-me por gerar resultados reais e experiências memoráveis. Aqui estão alguns cases de impacto:
Scania Latin America
• Liderança no lançamento da Nova Geração de Caminhões na América Latina (2018), com +5.000 convidados de 15 países e 27 caminhões em test drive.
• Gestão da área de brand experience LATAM, integrando comunicação institucional, experiência do cliente e projetos globais com a matriz na Suécia.
• Coordenação de projetos emblemáticos como o “Scania Driver Competitions” e as ativações na Fórmula Truck e Fenatran.
RM Conexões
• Fórum Transporte Sustentável – evento proprietário com 7 edições, +5 mil participantes e 12 marcas patrocinadoras, promovendo boas práticas no setor logístico.
• Movesa 50 anos – projeto completo de branding e celebração, com selo comemorativo, livro histórico, exposição histórica e todo conteúdo comemorativo.
• Automec, Fenatran, Circular Summit e ABX – curadoria de conteúdo, gestão de arenas de experiência e relacionamento com speakers, patrocinadores e imprensa.
• TEVX Higer – liderança em marketing e comunicação para a chegada da marca de ônibus elétricos ao Brasil, com foco em branding, eventos e presença institucional.
Idealizador da plataforma digital Amigos do Trecho que conecta a cultura das estradas ao dia a dia dos caminhoneiros. Podcast, vídeos e conteúdos.
Também sou vice-presidente de patrocínios da MPI Brasil, promovendo conexões estratégicas no mercado de eventos e comunicação.